Selos ADB

Ministério da Defesa - EED - Empresa Estratégica de Defesa - Strategic Defense Company
Ministério da Defesa - PRODE - Produto de Defesa - Defense Product
Ministério da Defesa - PED - Produto Estratégico de Defesa - Strategic Defense Product


Rede Sociais

FOTO: dirigível de quase 50 metros sobrevoa Porto Alegre; entenda

| Airship do Brasil

Um dirigível (ou zepelim) está sobrevoando Porto Alegre desde a manhã desta terça-feira (28). A aeronave faz parte da divulgação de um evento de inovação e tecnologia que acontece entre quarta e sexta-feira na capital, e deve ficar na cidade até o fim de semana.



O zepelim foi contratado pelo Sistema Fetransul-RS (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS) para divulgar o setor de transporte durante o South Summit Brasil, evento que tem como objetivo conectar startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios.



No Brasil, o evento tem correalização do governo do RS, com sede em Porto Alegre até 2027. A edição de 2023 começa nesta quarta-feira (29), no Cais Mauá, em Porto Alegre, e terá como foco a sustentabilidade. Até sexta-feira (31), diversos palestrantes debaterão temas inovadores reforçando práticas ambientais e sociais.



"O dirigível vai ficar em Porto Alegre nestes três dias para mostrar a importância da logística e da inovação no setor de transporte", explica Afrânio Kieling, presidente da Fetransul-RS.



O veículo foi construído pela empresa Airship do Brasil, integrante do Grupo Bertolini, com sede em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, e precisou vir de São Carlos (SP) até Porto Alegre. O dirigível tem 46 metros de comprimento, pode levar até uma tonelada de carga e transportar cinco passageiros, além do piloto.



Neste momento, a aeronave só pode ser usada para publicidade, mas a ideia é que também possa servir para transporte de carga no futuro. O zepelim usa gás hélio para flutuar e é movido com um motor que usa querosene.



O fato vem chamando a atenção de moradores de Porto Alegre. O veículo remete a uma passagem marcante da história da cidade, quando o Graf Zeppelin, um dirigível fabricado na Alemanha que viajava pelo mundo, passou pela cidade, em 1934.



"É muito legal, eu nunca tinha visto um de perto. Só ouvi falar de algo do tipo em Porto Alegre na década de 1930", diz Kieling.



https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/03/28/foto-dirigivel-de-quase-50-metros-sobrevoa-porto-alegre-entenda.ghtml