Selos ADB

Ministério da Defesa - EED - Empresa Estratégica de Defesa - Strategic Defense Company
Ministério da Defesa - PRODE - Produto de Defesa - Defense Product
Ministério da Defesa - PED - Produto Estratégico de Defesa - Strategic Defense Product


Rede Sociais

Autoridades e público são recebidos em voo inaugural de 1º dirigível fabricado na América Latina

| Autoridades e público são recebidos em voo inaugural de 1º dirigível fabricado na América Latina

No último dia 24 de julho, cerca de 800 pessoas compareceram ao voo inaugural do dirigível 3-X01, da Airship do Brasil (ADB), o primeiro dirigível tripulado construído na América Latina. O desenvolvimento do projeto contou com a participação da ANEEL e, também, com a equipe da Eletronorte, que muito agregaram na customização para o emprego do dirigível no Sistema Elétrico.



Com o feito, a Airship do Brasil figura entre as 6 únicas empresas do mundo que possuem o ciclo completo da tecnologia aeronáutica mais leve que o ar. A aeronave está pronta para o emprego nas Forças Armadas e em processo de certificação do modelo 3-3, que permitirá sua comercialização civil em 2018. Também se encontra em desenvolvimento o cargueiro ADB-3-30, com capacidade de transporte até 30 toneladas e volume interno de gôndola de até 330 m³.



O evento, que se deu no Hangar de Operações (H-2) da empresa, atraiu entusiastas da aviação, profissionais da indústria aeronáutica, parceiros de desenvolvimento da ADB, diversos veículos midiáticos da imprensa, e pôde contar com a ilustríssima presença de personalidades e autoridades de destaque, como o Ilmo. Prefeito de São Carlos, Ailton Garcia, Ilmo. Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos, e o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Júlio César.



Dr. Irani Bertolini, o Presidente das Empresas Bertolini, grupo ao qual pertence a ADB, destacou a importância do grande passo dado pelo Brasil. O Presidente da Airship do Brasil, Dr. Paulo Vicente Caleffi enterrou uma cápsula denominada Caixa de “Mensagem ao Futuro”, com missivas e imagens de colaboradores e parceiros, a qual será aberta em 2037.



Na solenidade, os Correios procederam o evento filatélico de Obliteração do Selo Comemorativo do Voo do primeiro dirigível construído na América Latina, grande orgulho nacional que figurará para sempre na história do país.